sábado, 6 de julho de 2013

Fotografias Aéreas

As fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determina área que necessita ser estudada ou mapeada, é explorada especialmente na elaboração e criação de mapas. Uma das primeiras fotografias da superfície terrestre foi concebida por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas primeiramente em pássaros, como pombos, depois em balões e pipas. Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente. 
Podemos destacar a aviação militar que estava sendo explorada na Primeira Guerra Mundial. Nesse período os aviões tinham como objetivo principal identificar bases inimigas e seus movimentos, isso era possível por meio da instalação de câmeras especiais denominadas de aero fotográficas, assim poderiam antecipar as estratégias e as ações. 
Esse acontecimento histórico proporcionou grandes evoluções e desenvolvimento em tecnologias aeroespaciais, inclusive fotografias aéreas com fins militares. 
Hoje existem empresas especializadas nesse tipo de trabalho, o resultado é usado na criação de cartas topográficas e mapas, para isso contam com uma série de equipamentos modernos.


 http://www.brasilescola.com/geografia/fotografias-aereas.htm

Tipos de câmera antigas

Pinhole: geralmente são aquelas câmeras feitas com latas, caixa de fósforo, sapato, etc. Algumas analógicas até vem com esse recurso, como a Diana F+. É a câmera mais barata que se pode ter, consiste em uma caixa, onde dentro dela colocamos um papel foto sensível, e fora fazemos um furo para entrar a luz.

Grande formato: são câmeras antigas que costumamos ver em filmes, onde o fotógrafo precisa se posicionar atrás da câmera e sob uma cortininha. Elas ainda têm uma espécie de fole ("mola") onde se pode controlar a distância focal.

TLR: são aquelas câmeras que possuem duas lentes, uma acima da outra, como a Lubitel, da Lomography. Além disso, é possível visualizar a foto através de um vidro na parte de cima da câmera.

SLR: são as filhas das TLR, onde ao invés de duas lentes, temos uma só. Dentro dela tem uma espécie de espelho, e ao clicar ele abre e fecha, deixando entrar luz no seu filme.

Rangefinders: são câmeras que possuem um certo telêmetro (uma ferramenta que mede a distância focal), capazes de fazer fotos com o foco muito mais preciso do que as SLR. Têm duas “janelas”, uma é o próprio viewfinder (visor) e a outra é responsável pela imagem do telêmetro, para fazer o foco você faz ambas as imagens coincidirem, o que garante muita precisão

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tratamentos de imagens

Layer ou Camada: Como o nome indica, trata-se de uma camada, neste caso de uma imagem digital. Podemos ter inúmeras camadas na mesma imagem, sendo que as que ficam por cima são mais visíveis do que as que as outras. As layers são úteis para alterar partes da imagem, deixando outras intactas.

Brush ou Pincel: Nas imagens digitais podemos usar “pinceis”. Estes podem ter diferentes características assemelhando-se a carimbos, como borboletas, relâmpagos, chuva, neve, e muito mais. Podemos pintar sempre com a cor que quisermos.


Textura: Os programas de edição de imagem permitem dar texturas às imagens. Isso acontece, por exemplo, quando queremos fazer com que as fotografias pareçam antigas. Para isso, basta criar uma layer/camada por cima da foto e inserir uma textura, jogando depois com as opções que controlam a forma como duas layers se relacionam.



Saturação: Quanto mais saturada uma imagem é, mais intensas são as suas cores. Pelo contrário, uma imagem com pouca saturação tem as cores muito mortas, mais próximas do preto e branco.
Contraste: Também se refere à força das cores mas, ao contrário da saturação, a falta de contraste não torna a imagem mais próxima do preto e branco mas sim mais desfocada, dificultando a distinção dos detalhes.
Crop ou Recorte: A ferramenta de crop serve para cortar uma imagem. Quando a selecionamos, surge uma moldura para definirmos os limites da imagem. Tudo o que ficar de fora dessa moldura é eliminado depois do crop.
Filtro: Os filtros são efeitos de cor ou de textura que podemos aplicar nas imagens. Com eles, é possível tornar as cores mais quentes ou frias, bem como, por exemplo, fazer com que uma fotografia pareça um quadro, tendo a textura de uma tela, como acontece hoje nos aplicativos para celular.
Border: Este é o nome que se dá às molduras de imagens ou texto. Podem ter várias espessuras, cores, texturas e níveis de transparência.
 http://pt.scribd.com/doc/20434937/Tratamento-de-Imagem-Conceitos-Basicos

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aplicativos para celular de fotografias

iBlend Free: O iBlend é um aplicativo que faz dupla exposição. Ele é bem simples de usar, você escolhe suas duas fotos que ele “mistura” as duas. É uma ótima brincadeira! Por enquanto disponível somente em Iphone. Vintique: É fofo porque ele deixa aquela bordona branca nas fotos. Ele também tem alguns filtros, muito parecidos com os do Instagram, mas por enquanto disponível somente em Iphone.
Snapseed: Ele é mais para tratamento de imagem, ajustar brilho, contraste, mas também têm alguns efeitos. Para Iphone e Android. Line camera: Aplicativo que permite adicionar desenhos, bordas, frases e outras coisas fofinhas e japonesas nas suas fotos. Tem de graça para iPhone e Android. BeautifulMess: Esse aplicativo é daqueles de adicionar efeitos fofinhos nas fotos, como filtros e desenhos, extremamente útil. Estão criando a versão para Android e para Iphone a versão ainda é paga.

Instagram: Para não deixar passar em branco, o Instagram também é um dos aplicativos para fotografias, e hoje um dos mais utilizados e conhecidos. Disponível para Android e Iphone, tem uma maneira muito fácil de utilizar, com recursos básicos como os filtros.
http://www.lomogracinha.com.br/aplicativos/indicacao-apps-de-fotografia-parte-6/ http://www.lomogracinha.com.br/aplicativos/indicacao-apps-de-fotografia-parte-4/ http://www.lomogracinha.com.br/aplicativos/indicacao-apps-de-fotografia-parte-5/