sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fotografia publicitária vs. Jornalistica

A fotografia é uma representação do real, sobre suporte bidimensional; caracterizada pela cultura (roupas, decoração, corte de cabelo, etc) que reveste o ambiente fotografado. A foto publicitária tem o objetivo e a função de vender um produto ou propagar uma ideia . A diferença da foto publicitária em comparação à foto jornalística, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitária. 

A fotografia jornalística requer veracidade e objetividade, não poder haver as maquiagens, os destaques e manipulações digitais que uma foto publicitária utiliza. 

Em publicidade “vale-tudo”, o importante é vender, é promover algo e conquistar consumidores. 
O foco, luz, ângulo, composição, plano de fundo e representação de movimento são elementos da fotografia que podemdestacar o produto. A câmera digital possibilita produzir a noção de movimento com maior facilidade e definição. 

Fotografias publicitárias, antes de serem realizadas, consideram no planejamento que tipo de mídia o anúncio com a imagem será veiculado, pois o peso do arquivo digitalizado e a qualidade da imagem varia conforme a mídia escolhida : Internet, impresso, outdoor, busdoor, etc. 
Em cada caso há diferenças de resolução e linguagem visual adequada. Outro fator decisivo é o público-alvo da mensagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário